O ARTISTA

DSC06716

Luciano Montanha

Luciano Coronet Laner  |  Canoas/RS  |  1975

Artista visual, fotógrafo, designer gráfico e educador.

Vive e trabalha em Porto Alegre/RS.

Bacharel em artes plásticas (IA-UFRGS, 2007), com a monografia Imagens Dinâmicas – Operações múltiplas do desenho, orientada pelo Prof. Dr. Flávio Roberto Gonçalves.

É mestrando em Poéticas Visuais (PPGAVI-UFRGS,2012), pesquisador CAPES/REUNI, na linha de pesquisa Processos e meios de criaçãocom a pesquisa A caixa preta como caixa cênica, sobre fotografia pinhole, orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Santos.

Atua como arte-educador desde 2003, quando foi mediador cultural da 4ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, sob a supervisão de Mônica Hoff  Gonçalves.

Foi mediador cultural da Equipe Educativa do Santander Cultural, em Porto Alegre (2005-2007), sob a coordenação de Maria Helena Gaidzinski, participando dos projetos educativos das exposições SOMOS, a criação popular brasileira (2006), É hoje na arte brasileira contemporânea – Coleção Gilberto Chateaubriand MAM RJ (2006), Viva Érico (2005), A Reinvenção do Espaço – Núcleo Histórico da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul (2005) e Mirabolante Miró (2005).

Integrou a equipe do Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul (2007), onde foi um dos coordenadores do Espaço Educativo,  ateliê experimental de arte educação idealizado pelo Curador Pedagógico, Luis Camnitzer, projeto contemplado com o Prêmio Cultura Viva do MinC.

Foi coordenador do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo (2007-2011), em Porto Alegre, tendo concebido as ações educativas de cerca de 17 exposições, destacando-se Iberê Camargo – Moderno no Limite, Dédale – uma filme-instalação de Pierre Coulibeuf, O Alfabeto Enfurecido – Leon Ferrari e Mira Schendell, Desenhar no Espaço – artistas brasileiros e venezuelanos na Coleção Patrícia Phelps de Cisneros e Convivências – Dez anos da Bolsa Iberê Camargo. Nesse período, publicou cerca de 12 materiais didáticos, coordenou a equipe de mediadores culturais, tendo realizado ainda cursos de formação de professores e de mediadores.

Coordenou a Ação Educativa do Projeto Séculos Indígenas no Brasil (2007-2012), juntamente com os educadores Diana Kolker, Roger Kichalowsky e Karina Finger, tendo publicado o Material Didático Séculos Indígenas no Brasil e realizado a formação de uma equipe de mediadores culturais indígenas, em Brasília-DF.

Realizou exposições individuais no SESC/RS (Imagens Dinâmicas, 2007) e na Sala da Fonte, no Paço Municipal de Porto Alegre, pelo edital de ocupação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Janela para o Céu – situação Abyssos  (2009), indicada ao IV Prêmio Açorianos de artes plásticas nas categorias “Destaque em Fotografia” e “Artista Revelação”). Participou da exposição O pátio, a escada e o sótão (Bienal B, 2007),  Sem Parênteses (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre, 2007) e do Salão do Jovem Artista – RBS (2008). Realizou a exposição  Panorâmica Pinhole, em parceria com Rodrigo Uriartt, no SESC/RS (2010). Participa do projeto Desvenda.

Tem publicações  na “Revista Odisséia” (Porto Alegre, 2009), no “Jornal Como” (Porto Alegre, 2007), no site do “Projeto Percursos” (2007) e a na revista “Foto Inversa” (Florianópolis, 2012).

É um dos integrantes da Casa Comum, espaço autônomo de arte e cultura que concentra artistas, pesquisadores, produtores culturais, educadores, arquitetos e urbanistas, voltado para a pesquisa, produção, compartilhamento e difusão de arte e conhecimento, localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

>> Perfil do artista no Facebook
>> Flickr do artista
>> Currículo Lattes – CNPq

Deixe um comentário